terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O início do blog

Como decidir sobre o primeiro post de um blog???
Pensei um pouco e achei importante expor os objetivos do blog e a escolha de seu nome:
Gosto muito de pesquisar sobre educação, não apenas sobre teorias e novas "modas" pedagógicas, mas, sobretudo as leis, resoluções e tudo mais que possa interferir na nossa vida enquanto professores.  Diariamente acesso os sites da Secretaria da Educação de São Paulo, o Diário Oficial, comunidades de professores no orkut ou facebook, enfim , sei que parece loucura, mas a internet também é uma paixão minha, então sempre tento aproveitar meus acessos  para aprender um pouco e ficar "antenada" com as novidades. Foi assim que surgiu a idéia do blog.
Sempre compartilho com o maridão, o Euri, minhas leituras, minhas dúvidas, incertezas e até mesmo aquilo que acredito serem minhas "certezas' (sei que elas não existem!!!) .
Pensei em compartilhar com mais pessoas, trocar informações e mais que isso, trocar idéias, ver sugestões, aprender junto com os outros...
E o nome Oficina da Educação???  Bom, quem sabe da minha história pessoal já deve ter imaginado que me inspirei na  "Oficina do Vestibular", um cursinho pré-vestibular que existia aqui em Ubatuba e que mudou a vida de muitas pessoas . É uma forma de homenagear o professor Maurício Mungioli, o idealizador da "Oficina" e que em nossos longos "papos cabeça' sempre falávamos da importância da educação estar sempre em construção como numa "oficina"...é algo que nunca está pronto, sempre tem mais e mais.
É assim que me sinto, quanto mais leio, mais aprendo e mais vejo que sei tão pouco...por isso o trabalho é constante e o blog vai me ajudar a sistematizar minhas leituras, compartilhar com outras pessoas, além de possibiliatr um espaço para debates de idéias.

Na foto abaixo um homenagem aos inspiradores: Mauricio Mungiloi e Euri

Um abraço a todos.
Mirtes 




     


8 comentários:

  1. Querida Professora!
    Começo a licenciatura neste semestre, confesso que tive dúvidas se era isso que eu deveria fazer, e inspirado por vocês decidi que sim! Acredito que esta é minha missão, que somente como professor serei capaz de dar a minha contribuição para a existência de uma sociedade mais justa e igualitária.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! O nome é muito bacana.
    Você tem muita propriedade para falar sobre educação, porque consegue fazer um trabalho muito consistente dentro de uma realidade que é toda contrária. Quem trabalha com educação pública hoje no Brasil tem que lidar com uma estrutura de século 19 em pleno século 21, com engrenagens lentas e enferrujadas e alunos que já nasceram nos bits e bytes. É plantar tulipas no deserto e admiro quem consegue isso, sem falar sobre o salário...
    Mau tem um texto fabuloso sobre educação, onde conclui dizendo que atividades de caráter cultural tem um papel muito importante na construção do conhecimento. Tantos saraus não foram à toa. Mas vivemos numa comunidade praticamente desprovida de atividades de caráter cultural, elas são poucas, pontuais, pouco valorizadas e ofuscadas por outras bem menos culturais.
    Assim, já deixo aqui várias sugestões de tópicos: salário de professor (não apenas o constatar que é uma merda, mas quais seriam os caminhos de conscientização que levariam a uma valorização da profissão?), o trabalhar criativamente dentro das restrições do sistema, e como introjetar cultura em nosso meio árido.
    Vou seguir, indicar e comentar!
    Bjos,
    Olivia

    ResponderExcluir
  3. Boa professora, conte sempre comigo para divulgar ou duvidas sobre o blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mirtes.Gostei muito da sua idéia.Se puder qua ndo tiver um tempinho acesse um dos meus que também é voltado para a educação,só que mais especificamente para a disciplina que eu leciono.
    O endereço é:teachergenesio.blogspot.com
    Parabéns colega.Educação é tudo de bom mesmo!

    Beijos!Genésio Faria

    ResponderExcluir
  5. Olá Mirtes. Parabéns pela iniciativa, toda ação educadora e toda ação que beneficia a educação é sempre muito importante. Hoje estamos vivendo um momento histórico na rede estadual paulista, o senhor secretário estadual da Educação Herman Voorwald afirmou que os professores precisam ser valorizados e partiu para ouvir a rede, também lançou a resolução 7 onde conclama os professores e a rede para expor as nossas necessidades e as nossas reinvindicações. Parabéns Mirtes, parabens Herman, vejo uma luz no fim do túnel!!!!
    Amador Marcondes

    ResponderExcluir
  6. Oi Mirtes! adorei a idéia! estarei sempre por aqui! Estou no meu último ano da faculdade, e graças a vocês claro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada a todos pela força e aguardo sugestões. ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi professora!
    Muito boa a proposta do blog!Admiro muito os professores,assim como vc, que conseguem ser excelentes,mesmo com tantas dificuldades do sistema público de ensino.Parabéns!Também achei ótimo o nome do blog!Grande homenagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir