segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Programa de pré-iniciação científica na USP - para alunos do Ensino Médio

PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 
Apresentação: 
O Programa de Pré-Iniciação Científica visa à participação dos alunos do Ensino Médio das escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em atividades de pesquisa científica, as quais serão desenvolvidas nos diversos Institutos da Universidade de São Paulo (USP), com apoio financeiro do Banco Santander S/A por um período que vai do início das atividades em 2011 até o término das mesmas.
Para tanto, é formalizado um Convênio entre a Secretaria da Educação (SEE), a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) e o Banco Santander S/A. Esse programa é uma iniciativa que cria condições para que os alunos participem de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática (agrupados pela Universidade de São Paulo em: exatas, biológicas e humanas), acompanhem atividades e convivam com procedimentos e metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo, assim, oportunidades de formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e incentivo ao preparo para a vida profissional. 

Os professores cadastrados e selecionados participarão de ações de formação para supervisionar os alunos de seu grupo
Participantes: 
Alunos:
Alunos de escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com interesse em atividades de pesquisa, atualmente matriculados na 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio, com bom aproveitamento escolar, com idades entre 15 e 18 anos e disponibilidade de 8 horas semanais, fora de seu horário de aulas no período letivo mais 16 horas distribuídas nas férias e no recesso escolar.

Professor Supervisor:
Professores de escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo titulares de cargo efetivo e que permaneçam na mesma escola durante o período de realização do Programa de Pré-Iniciação Científica, com interesse em desenvolver trabalhos voltados à pesquisa e disponibilidade para participar das orientações técnicas oferecidas aos sábados (seis encontros anuais).

Professor Orientador:

Professores da Universidade de São Paulo que manifestaram interesse em receber alunos do Ensino Médio, portadores no mínimo do Título de Doutor com experiência na orientação de atividades de pesquisa (produção científica, tecnológica e artística) e disponibilidade de recursos para manter as atividades do aluno da rede pública.
Observação: a seleção desses professores e dos projetos por eles apresentados é de responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa da USP.

Maiores informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário