sexta-feira, 11 de março de 2011

Dicas de estudo para vestibular

Você está cursando o terceiro ano do ensino médio e agora começou a se preocupar com o vestibular?
O ideal é uma formação sólida ao longo de toda a formação básica, mas sabemos que nem sempre é assim. Infelizmente muitos jovens não têm o hábito de estudar e quando chega o ano do vestibular, bate o desespero.
Calma !!! A primeira dica que dou é que você seja determinado. Nesse momento é preciso muita determinação e seriedade nos estudos.
Outra dica é que você deve acreditar no seu potencial. Dificuldades vão surgir, esse não é um caminho fácil, mas se você acreditar em seu potencial e se você for determinado se empenhando seriamente aos estudos, pode ter certeza que poderá chegar onde quiser.
Após assimilar e colocar em prática essas duas dicas, é importante organizar seu estudo diário. Então vou dar algumas dicas:

Estabeleça um horário de estudo em local calmo e ambiente propício aos estudos (sem interrupções, telefone, tv etc.). Nesse horário é importante lembrar que a internet só deve ser usada para pesquisa, tirar dúvidas ou manter contato com grupos de estudo e não para bate-papo fora do contexto do estudo. Lembre-se: estudar exige disciplina!

Procure montar uma grade horária de estudos (como é feita na escola), por exemplo na primeira hora Biologia, depois Química e assim sucessivamente. Lembre-se que você deve estudar todas as disciplinas, mas deve dedicar mais tempo àquelas que tem mais dificuldade. Se você está no terceiro ano ou no cursinho, procure montar seu horário conforme as aulas do dia. Se você foi à escola de manhã e teve aula de História, Matemática e Redação, no período da tarde estude essas disciplinas, revisando o que aprendeu em sala de aula e se aprofundando nos temas.

 É importante estabelecer alguns minutos (5 ou 10 minutos) de descanso a cada hora ou hora e meia (essa é uma questão muito pessoal, então somente você pode estabelecer seu ritmo de estudo e suas necessidades de descanso). Essa "paradinha" é importante para ajudar a assimilação do tema estudado e evitar stress.

Pesquise provas dos anos anteriores da faculdade que você vai prestar o vestibular. Essa é uma boa maneira de conhecer o tipo de prova e desenvolver alguns "macetes". 

Faça muitos exercícios, pois é na hora de resolver questões que a maioria das dúvidas surge. Não fique com dúvidas, procure ajuda do seu professor.

Os livros indicados devem ser lidos e, preferencialmente, debatidos com seu professor de literatura. Não leia o rascunho, leia o livro e para isso você deve começar logo no início do ano.

Mantenha-se atualizado com as notícias da atualidade, pois vemos que isso é uma tendência nos vestibulares. Para o vestibular 2012, comece lendo tudo sobre o que está acontecendo no mundo Árabe.

Também é importante se preparar para o Enem, que está abrindo portas em Universidades públicas através do Sisu (explico em outro post como funciona o Sisu), ou particulares Prouni (também farei um post sobre isso).

Faça muitas redações! Lembre-se que em todos os vestibulares a nota da redação é fundamental!!! Faça redações e refaça após a devolutiva do professor.

E para terminar lembre-se que é importantíssimo cuidar do seu bem estar, então reserve  algumas horas nos finais de semana para passear com os amigos. Pratique alguma atividade física e procure se alimentar de maneira saudável.

Depois disso só posso desejar  Boa Sorte!!!!
Aguardo notícias de vocês passando nos vestibulares.
Mirtes.

5 comentários:

  1. Eu passei por tudo isso né Mirtes? rs Estou no quarto ano de Psicologia na Universidade Estadual de Londrina! =D

    ResponderExcluir
  2. Ah Mirtes, você foi minha professora também e hoje faço Administração no mackenzie!!! Obrigada por tudo...

    ResponderExcluir
  3. Angélica, como foi difícil, não é? Mas todo aquele esforço valeu a pena. Fico feliz com a vitória de vocês (meus ex-alunos, que se tornam meus amigos!!!)
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Francielly,
    Que bom que você está cursando Mackenzie. Ötima faculdade!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em lembrar que tbm já fui sua aluna, hoje estou em SP estudando na FATEC (ótima faculdade do Estado) e trabalhando no Metrô.
    Grande beijo...........

    ResponderExcluir