quarta-feira, 30 de março de 2011

Mac-Bônus Feliz

O texto abaixo foi publicado em 2010, mas é bastante atual!
A situação permanece, então, a crítica não é só válida, como é mais grave, pois nada foi feito para melhorar o problema.
Mirtes.
 
 
Texto crítico e bem humorado sobre o Bônus dos Professores. Vale a pena ler e refletir!
DIA MAC-BÔNUS FELIZ!
Em pleno dia de luta pelo fim da remuneração pelo mérito, por salários justos, por um plano de carreira e por condições dignas de trabalho, na Educação paulista, alguns professores se contradizem e comemoram a chegada do ‘Papai Noel”: o tão esperado bônus! Este tem a função atenuante e causa diferentes reações por partes de diferentes colegas, para uns tem efeito alucinógeno: saem por aí dançando e comemorando sem medida e sem memória; já para outros funciona como um verdadeiro antidepressivo que os deixa calmos, sonolentos, ora esquecidos. Porém, para uma certa minoria dessa classe tão dividida em “categorias” e representada por meras letras do alfabeto, que anda tão analfabeto, o bônus tem um efeito estimulante que os move a não deixar as ruas da Capital em busca de um rosto tão exposto que, agora, se esconde.
O mesmo poder que o esconde é o mesmo que o desmascara. Até que ponto o senso comum será comum? Pois não é muito difícil constatar que escolas da rede estadual de ensino não têm as paredes tão brancas como as da propaganda que veicula na mídia; que nelas as pessoas não são tão sorridentes; que a merenda não é tão apetitosa, ao contrário, é mais parecida com uma “ração humana”, bem oposta à que o modismo têm promovido, sem adição de fibras e nutrientes mínimos, necessários ao consumo diário para uma criança ou adolescente em plena formação. Além disso, para que o trabalho se dê , na maioria das vezes, é preciso que os próprios colegas custeiem algum material ou serviço. Sem contar as famosas ‘vaquinhas” para bancar o portão novo, a chave, o cadeado, o controle remoto do portão, o café, a água, entre outros.
Mas diante do “presentinho’ do Papai Serra, efeitos colaterais tomam a mente do professor neste dia e o faz esquecer de todos os contras que sua categoria tem enfrentado. Esse milagroso bônus tem o mesmo efeito produzido pela droga “soma”, ingerida pelos personagens de Aldous Huxley, em Admirável mundo Novo. O soma os mantinha felizes e sob o controle do poder dominante, sem se rebelarem e sem se sentirem tristes pela condição de assujeitados. Ficção e realidade se fundem e se confundem em meio ao caos deste mundo habitado por cegos aculturados, que trocam votos por cestas básicas e direitos trabalhistas por bônus e que perambulam (des)ordenadamente entre alguns poucos “enxergantes” que não se vendem “a preço de bananas”. Hoje é o dia do Mac-Bônus Feliz, vamos todos tomar as ruas de São Paulo e aplaudir o nosso Exmo Sr. Governador por mais um presentinho!
Greve, que GREVE?
O importante é o prazer que o bônus nos dá.

Por Ilza Pinheiro (Professora da rede municipal de São Bernardo do Campo e do Estado).

10 comentários:

  1. É verdade, o bônus não é um bem para os professores, ainda bem que o atual Secretário da Educação afirmou que transformará o bônus em salário, pois o bônus ao mesmo tempo que premia ele pune profissionais sérios e responsáveis. Graças a Deus hoje temos um Secretário que é técnico e não político.
    Prof Amador Marcondes

    ResponderExcluir
  2. Olá Amador,
    também tenho esperanças quanto ao novo secretário. Constantemente ele afirma que é preciso valorizar o magistério. Também já ouvi discurso do mesmo falando sobre o fim desse disparate que é o bônus. A partir do momento que o próprio secretário da educação afirma que há essa necessidade, não dá mais para alguém do alto escalão do governo afirmar o contrário. (afinal ele é o Secretário!).
    Bom, também concordo com você que o fato de ele ser um técnico e não um político também é muito favorável. Precisamos, mais do que nunca, pressionar e conseguir as tão almejadas mudanças com políticas públicas sérias.
    um Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara amiga,
    Posso até queimar a minha língua, porém depois que participei da reunião de trabalho onde diretores, professores, secretários, funcionários, apresentaram suas dificuldades, suas necesidades e o prof Hermam se comprometeu em analisar ítem por ítem e com o apoio de todos melhorar a nossa rede. Disse também que fará uma gestão participativa, que sabe de experiência própria que planos e programas que saem na "canetada" (de cima para baixo)não dão certo; tem que vir da base, da Rede. Estou muito confiante com esta fala. Gd abraço
    Prof. Amador Marcondes

    ResponderExcluir
  4. Amador, gostaria de ter o seu otimismo, mas... vamos ver como será a história... Uma constatação: a repressão é muito mais valorizada na sociedade paulista (e não só aqui) do que a educação - um soldado, com ensino médio, tem salário inicial de 2.387 (vide edital recentemente publicado http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/abertura-inscricoes-concurso-soldado-pm-sp-34018), enquanto um professor, mesmo com mestrado, não passa de 2.000 (o "piso nacional" é 1.187)! Como diria o Figueiredo (o saudoso ditador que adorava cavalos): "Dívida social? Eu prendo e arrebento..."

    ResponderExcluir
  5. Ficçâo e realidade Não se fundem, muito menos nos confundem!Quem exerce a profissão com seriedade, percebe e ainda consegue ler nas entrelinhas as mensagens que tentam nos empurrar como um canto de sereias num desenho sem acabamento, sem qualidade e roteiro precário!
    Mc Bonus que idéia infeliz que nos deprime e divide pois ideais são necessários mas ter dignidade e uma vida plena....O que seriamos sem isto?

    ResponderExcluir
  6. Daniel, infelizmente a política é assim. Nas últimas pesquisas com a população sobre o que mais os deixa preocupados, a grande maioria respondeu "segurança"... E nossos governates acham mais eficaz , politicamente falando, investir em segurança, pois dá mais votos. Educação? O resultado só aparece a longo prazo e isso não ajuda a encher as urnas.
    E assim caminha nosso país...

    ResponderExcluir
  7. Hoje, ouvi um comentário raro de uma aluna, que tb é mãe de aluno. Ela é uma das poucas que sabe a realidade de nossa educação. Falou do bônus como mais um meio de calar a voz dos que ainda tentam lutar contra nosso sistema enfadonho e também disse que como mãe, se sente indgnada com esse tipo de "presentinho" que o governo insiste em dar aos professores e que infelizmente, muitos de nossos colegas aceitam com muito bom grado e se sentem o máximo!!!!!!!
    Quem sabe nosso novo Secretário da Educação realmente consiga nos valorizar. Ainda acredito nisso!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Naira, infelizmente são pucos os que enxergam as coisas desse jeito. A maioria se deixa levar...

    ResponderExcluir
  9. Pois é Mirtes, mas tenho esperança de que um dia isso mude!!!!!

    ResponderExcluir