quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aumento dos dias letivos para 220 : estão de brincadeira?

Somente quem está fora da realidade vivida nas escolas para achar que este é o problema da educação no Brasil. Infelizmente a sociedade, incauta, irá aplaudir esse projeto sem perceber que, em boa parte das escolas brasileiras, o que vemos é um “depósito” de crianças/adolescentes, sem um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual, social e afetivo . Se o Sr. Ministro estivesse falando em escolas de tempo integral, com infraestrutura e com profissionais capacitados (e bem remunerados), eu também estaria aplaudindo, mas esse projeto apresentado é pura demagogia. Sabemos que criar escolas em tempo integral exige investimentos e isso está longe de acontecer, então o mais fácil e barato é criar leis que pareçam eficazes, mas que na prática não representam ganhos na qualidade da educação.  Basta lembrarmos que há alguns anos , quando eu fazia o ginásio e o colegial, só tínhamos 180 dias letivos e ainda assim o ensino era muito superior ao que temos hoje com 200 dias.
Com certeza o  Ministro Fernando Haddad deu um grande passo rumo à prefeitura de São Paulo, já que grande parte da população vai acreditar que o aumento dos dias letivos irá melhorar a qualidade de ensino. Parabéns para o ele! Pêsames para nós que estamos longe de vermos politicas públicas sérias em favor da qualidade da educação.
Mirtes

Ministro defende mais dias letivos nas escolas
LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA - uol educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira que prefere ampliar o número de dias letivos nas escolas em vez de ampliar o número de horas/aula.
"Há alguns estudos que mostram que o número de dias é mais importante do que o número de horas por dia", disse, após sair de um evento em Brasília. "O impacto sobre a aprendizagem é até maior quando nós falamos de dias letivos por ano", completou.
Anteontem, o ministro anunciou a intenção de ampliar a jornada escolar obrigatória nas escolas públicas e particulares do país. O MEC apontou duas possibilidades: ou os colégios aumentam o número de dias letivos (de 200 para 220) ou o total de horas de aulas por dia.
Hoje, o ministro afirmou que o ministério considera inclusive a hipótese de deixar que cada escola escolha a maneira de ampliar a jornada.
"Estamos discutindo a proposta com secretários municipais e estaduais. Temos de ver quais são as possibilidades concretas de rede física e qual é a maior conveniência", afirmou.

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